domingo, 8 de junho de 2008

Preconceito contra nordestinos


Por Jeisael Marx

Todos sabem da xenofobia contra nordestinos alimentada pelos sulistas. Quando passei um tempo em São Paulo na minha adolescência, todos os amigos chamavam-me de "baiano", assim como os paulistas chamam até hoje qualquer nordestino. O termo adquire uma conotação totalmente pejorativa na fala do pessoal de lá. Mentiria se dissesse que isso não me incomoda, e não quero aqui alimentar qualquer forma de segregação com o que escreverei a seguir.

Em todos os estados do sul e sudeste uma grande força de trabalho formada por nordestinos ajuda a mover a economia deste país. Lamento apenas que a maioria ocupe postos de trabalho não muito privilegiados. Enquanto aqui gente de outros estados encontra a oportunidade de sua vida. Tudo bem, não fosse chegar aqui, se dar bem, constituir família - geralmente com uma nordestina -, arrumar um emprego legal ou montar sua própria empresa, e, ainda assim, continuar achincalhando nosso Estado e nossa Cidade.

O mais grave é que até mesmo pessoas de outros estados nordestinos chegam aqui e se dão bem, mas agem da mesma forma. Trabalhei para um pernambucano que vivia "malhando" São Luis. Recordo-me de sempre ouví-lo dizendo que "em Recife isso não é assim", "lá no Pernambuco isso não acontece", "bla, bla, bla..." Um dia não aguentei e ele ouviu algumas poucas e boas.

Dia desses, apresentando um evento da Vale, ouvi um carioca -que também estava lá prestando serviço- falando de nossa terrinha. O cara descia o cacete. Controlei-me para não desabafar como fiz no caso do meu ex-patrão pernambucano. Mas gostaria de deixar algumas perguntinhas abertas aqui pra esse povo que vem pra cá e faz isso.

1- Se o seu Estado é tão maravilhoso assim, por quê que você saiu de lá?
2- Se o meu Estado e/ou minha cidade são tão ruins assim, o que você ainda faz aqui?
3-Por que você não procurou então um Estado à altura da sua 'perfeição'? Quem sabe na Europa?

Sei que ainda temos muitos problemas. E qual o Estado da federação que não tem? Uns enfretam problemas maiores que outros, o que pode ser o caso do Maranhão. Mas a última coisa que queremos é um monte de sulistas de nariz empinado ou pessoas de outros Estados que aqui vivem só criticando e enchendo o saco sem fazer nada. Quer apontar um problema? Quer criticar? Tudo bem. Mas não fique só nisso. Faça ou sugira alguma coisa pra melhorar o lugar onde você está "se dando bem".



terça-feira, 3 de junho de 2008

Uma Nova Moeda


Por Jeisael Marx

Imagine chegar numa loja de carros e comprar o modelo que você quer usando milhares de balinhas de diversos sabores e milhares de caixinhas de goma de mascar. Maravilha, não? De repente chamar o eletricista, o encanador, o mecânico, e pagar o serviço em bombons. E o seu salário então? Todo em balinhas. Melhor, no caixa eletrônico do banco você tira o extrato e tá lá: saldo 500 balinhas e 200 chiclets. Peraí, ninguém ta entendendo nada, né?

Mas é assim que algumas empresas dão troco. Não aconteceu apenas uma vez, mas várias comigo. E já aconteceu com você com certeza. Em especial na Extra-Farma sempre acontece comigo. E o que eu faço? Reclamo e não aceito. Reclamo mesmo. Não podemos perder a capacidade de nos indignar com essa falta de respeito. E se eu chegar pra pagar uma conta de 43 reais e 25 centavos e entregar balinhas no lugar dos centavos, será que o caixa aceita? Não. Não mesmo.

É obrigação do estabelecimento comercial ter troco (trocado). Se não tiver, tem de dar o desconto pra arredondar o valor da compra. Ora, pílulas. Chegou ao cúmulo de um cidadão querer me dá 90 centavos em balinhas. Por quê que o filho da mãe não me deu o desconto de 10 centavos?


Só que ninguém reclama, fica todo mundo mudo. Só porque são "alguns trocados". Lembre-se que a balinha de 10 ou 15 centavos que você recebe de troco custa pro comerciante cerca de 3 centavos. Bom negócio pra ele empurrar balinha de troco, não? Lembre-se também que 1 real se faz de 10 moedinhas de 10 centavos e que milhares e milhares de reais são compostos de alguns muitos centavos.