domingo, 8 de junho de 2008

Preconceito contra nordestinos


Por Jeisael Marx

Todos sabem da xenofobia contra nordestinos alimentada pelos sulistas. Quando passei um tempo em São Paulo na minha adolescência, todos os amigos chamavam-me de "baiano", assim como os paulistas chamam até hoje qualquer nordestino. O termo adquire uma conotação totalmente pejorativa na fala do pessoal de lá. Mentiria se dissesse que isso não me incomoda, e não quero aqui alimentar qualquer forma de segregação com o que escreverei a seguir.

Em todos os estados do sul e sudeste uma grande força de trabalho formada por nordestinos ajuda a mover a economia deste país. Lamento apenas que a maioria ocupe postos de trabalho não muito privilegiados. Enquanto aqui gente de outros estados encontra a oportunidade de sua vida. Tudo bem, não fosse chegar aqui, se dar bem, constituir família - geralmente com uma nordestina -, arrumar um emprego legal ou montar sua própria empresa, e, ainda assim, continuar achincalhando nosso Estado e nossa Cidade.

O mais grave é que até mesmo pessoas de outros estados nordestinos chegam aqui e se dão bem, mas agem da mesma forma. Trabalhei para um pernambucano que vivia "malhando" São Luis. Recordo-me de sempre ouví-lo dizendo que "em Recife isso não é assim", "lá no Pernambuco isso não acontece", "bla, bla, bla..." Um dia não aguentei e ele ouviu algumas poucas e boas.

Dia desses, apresentando um evento da Vale, ouvi um carioca -que também estava lá prestando serviço- falando de nossa terrinha. O cara descia o cacete. Controlei-me para não desabafar como fiz no caso do meu ex-patrão pernambucano. Mas gostaria de deixar algumas perguntinhas abertas aqui pra esse povo que vem pra cá e faz isso.

1- Se o seu Estado é tão maravilhoso assim, por quê que você saiu de lá?
2- Se o meu Estado e/ou minha cidade são tão ruins assim, o que você ainda faz aqui?
3-Por que você não procurou então um Estado à altura da sua 'perfeição'? Quem sabe na Europa?

Sei que ainda temos muitos problemas. E qual o Estado da federação que não tem? Uns enfretam problemas maiores que outros, o que pode ser o caso do Maranhão. Mas a última coisa que queremos é um monte de sulistas de nariz empinado ou pessoas de outros Estados que aqui vivem só criticando e enchendo o saco sem fazer nada. Quer apontar um problema? Quer criticar? Tudo bem. Mas não fique só nisso. Faça ou sugira alguma coisa pra melhorar o lugar onde você está "se dando bem".



7 comentários:

Ana Paula Nogueira disse...

apalusos!

adorei o texto Jeisael!

Quando vejo na tv tantos crimes bárbaros, uma violência que não tem fim nas cidades consideradas metrópoles, eu agradeço a Deus por estar na ilha do amor, que ainda dá para viver tranquilamente e sair de casa sem medo de não voltar mais.

beijos

Unknown disse...

Oi Jeisael..
adorei seu blog :)
Parabéns!!

BjOos

Anônimo disse...

Que saudade que eu tava desse Blog maravilhoso...
E gostei muito do texto, defendeu, rsrsrs

BeijãooOOo...

tE AMOOoo...

Anônimo disse...

Passei um tempo em SP e concordo plenamente com tudo que vc escreveu.
Parabéns!

Anônimo disse...

Sim isso é msm verdade mas o foto de ser nordestino, já é motivo de chacota pra os sulistas, ñ apenas os maranhenses, sou pernambucano e converso em um chat q a amioria das pessoas são do sul do país, e sinto a msm coisa,defendo a minha terra com unhas e dentes, sempre procuro um modo de me defender deles...

Anônimo disse...

Boa noite rapaz bom sobre teu post gostaria de expor que há inúmeros motivos para a existencia da xenofobia mas tu como provavelmente não vive no sudeste desconhece assim como creio desconhecer geografia,SP fica na região SUDESTE e tu postou como se fosse um estado do sul do país.
Os sudestinos em geral críticam sim a vinda desenfreiada de migrantes de outros estados,alguns fazem críticas inteligentes e construtivas,outros expõe de maneira grosseira,xenófoba,e preconceituosa o que é lamentável.
Em minha opinião a questão é que os nordestinos deveriam ir a luta e aprender a votar direito e exigir melhorias ao seus estados de origem,migrar para morar em favela,não é a solução,a vinda de migrandes miseráveis só prejudicam o estado.
O Brasil é especial por ser um país multiétnico,a partir do momento em que um estado ou região passa a ser colonizado sua cultura é perdida,e seus valores jogados ao vento do esquecimento.
Os nordestinos em sua grande maioria não aceitam absorver a cultura local,pelo contrário querem impor a cultura de origem do mesmo,vem aqui entopem a cidade de artesanato,culinária,e forró...querem fazer nossas esquinas de local de despacho,se não conseguem emprego fazem bando de cangaço(tráfico,e assaltos,estupros,e violencia em geral)cada dia chega mais e cada dia parem mais.

Sou grata aos bons nordestinos trabalhadores mas dispenso a vinda de cangaceiros.
Sou fluminense amo o meu estado,e garanto que se muitos fluminenses críticam não é por xenofobia mas sim pq a cada dia vemos nosso estado ser destruído por maus fluminenses e migrantes em geral.
A Rocinha por exemplo é a maior favela da america latina até a década de 50 era belissima embora a pobresa lá se fizesse presente,mas havia mata,bela vista,agora com as migrações desenfreiada só há barracos,vandalismo,tráfico de drogas,e as belezas naturais cada vez menor,estão destruindo tudo.
Pare com essa sindrome de coitado e busque saber a realidade,muitos dos nordestinos que migram para cá discriminam os donos da casa,falam que nós cariocas por exemplo somos pretos vagabundos,que as mulatas são prostitutas e adoram falar mal do estado...vivem dizendo que nós os discriminamos mas não param pra pensar que o Rio é a nossa casa e aqui somos nós quem mandamos,não se vai a casa de alguém falar mal da comida e dos donos da casa,sinto muito pelos migrantes sudestinos terem sido arrogantes,mas se engane querido se acha que os nordestinos são simpáticos conosco.
Geralmente os baianos são gente fina e se dão bem com cariocas mas cearences são RACISTAS em sua grande maioria vem pra cá com uma mão na frente e outra atrás e ainda tem coragem de discriminar os donos da casa.
Os nordestinos de caráter são bem vindos,agora os porcos racistas que continuem no nordeste pq aqui não são bem vindos.
Rapaz posso garantir uma coisa a diferente entre o migrante sudestino e o nordestino é que os sudestinos não sai do seu estado pra viver de cheque esmolão,enquanto 99% dos nordestinos vem pra cá sugar o estado.

S.O.S. Educação Pública disse...

Jeisael

Como brasilera estou envergonhada com a intolerância e o preconceito da minoria alienada e inculta da nossa região, mas infelizmente nenhum lugar do mundo é perfeito e erva daninha dá em todo canto.

Primeiramente, acho uma infantilidade esse regionalismo tolo, pois todos somos brasileiros e isso é que importa.

Reconheço e admiro a importância histórica e cultural do nordeste, e creio que a diapora dos nordestinos pelo território nacional, só trouxe para todas as regiões enriquecimento, seja no plano material ou cultural.

Gostaria que todos os brasileiros tivessem a fibra e a garra do povo nordestino, pois com certeza valorizaríamos mais o nosso patrimonio cultural.

Esse papo de migrante revela ignorância e miséria moral, pois o territorio nacional pertence a todos e a nossa constituição garante o livre trânsito a todos os cidadãos.

Tenho pena desses intolerantes e preconceituosos e acho que a melhor resposta é mover ações judiciais contra esses inconsequentes alienados, pois os mesmos precisam aprender a respeitar os seus semelhantes.

Não pense que todos nós compactuamos com essa minoria amoral.

Atenciosamente

Graça Aguiar