terça-feira, 13 de maio de 2008

Exercitando a arte do silêncio

Por Jeisael Marx

Tem gente que só sabe criticar. Fala mal das coisas, mas não apresenta alternativa de solução. Sempre que vê o trabalho do outro, critica. Vê a vida do outro, critica. Vê o carro, critica. Vê a empresa, critica. Isso pode ser inveja, ou incompetência, ou ignorância, ou falta do que fazer mesmo, ou quem sabe até tudo isso junto. Fato é que o sujeito ainda "se acha" por tá "malhando a vida do vizinho". E fala besteira, besteira.

Esse tipo de gente é tão, mas tão ignorante, que nem se dá ao trabalho de conhecer acerca daquilo que fala pra tecer uma crítica fundamentada e com conteúdo. E quando alguém tenta alertá-lo pra isso, é escarnecido. Falar daquilo que não se conhece é errado. Criticar, pior ainda.

O melhor a fazer é nem dar ouvidos. Um ditado chinês diz que "o silêncio é de ouro e muitas vezes é resposta." A Bíblia pega mais pesado e diz que "a melhor resposta aos tolos é o silêncio".

Portanto, aos tolos que me criticam - e o fazem por não conhecer a minha história e o meu esforço - o meu silêncio. Assim que tiverem lido pelo menos metade dos livros que li, tiverem pelo menos terminado o colegial, assim que tiverem um pouco da experiência que tive e tenho a felicidade de ter e assim que tiverem conquistado um pouco do respeito que conquistei das pessoas que me conhecem e têm a liberdade de me criticar, estarão à altura de ouvir palavras da minha boca.

Enquanto isso não acontece, conformem-se com sua insignificância e permaneçam aí em baixo.

3 comentários:

KÉKE BORGES disse...

Assim como muitos devem cuidar de si próprio e não dos outros, isso tudo me lembra também do nosso dever de agir como a história dos três sapinhos.

"A estória do sapo
Era uma vez uma corrida de sapinhos! O objetivo era atingir o alto de uma grande torre.
Havia no local uma multidão assistindo. Muita gente para vibrar e torcer por eles.
Começou a competição. Mas como a multidão não acreditava que os sapinhos não pudessem alcançar o alto daquela torre, o que mais se ouvia era: “Que pena!!! Esses sapinhos não vão conseguir. Não vão conseguir!”
E os sapinhos começaram a desistir. Mas havia um que persistia e continuava a subida, em busca do topo.
A Multidão Continuava Gritando: “que pena”!!!! –Vocês não vão conseguir!” e os sapinhos estavam mesmo desistindo um por um – menos aquele sapinho que continuava tranqüilo... Embora cada vez mais arfante.
Já ao final da competição, todos desistiram – menos ele. A curiosidade tomou conta de todos.
Queriam saber o que tinha acontecido...
E assim, quando foram perguntar ao sapinho como ele havia conseguido concluir a prova, Aí sim conseguiram descobrir.
Que ele era surdo!
Não permita que as pessoas com o péssimo hábito de serem negativas, derrubem as melhores e mais sábias esperanças de nosso coração.

Moral da história...

Seja surdo aos apelos negativos."

KÉKE BORGES.
RÁDIALISTA

Ana Paula Nogueira disse...

a minha melhor resposta nessas horas é a indiferença. eu nem me toco pra essas coisas. quem me conhece sabe e ponto final. quem não me conhece não faz a mínima diferença... beijos.

e vc é demais

Anônimo disse...

Amei esse texto Jeii...

"A melhor resposta aos tolos é o silêncio".

Tenho q confessar que cada vez que venho aqui gosto massiiiii... hehehe...
Os textos q vc posta aqui são muito bons!!!

E a história aew em cima do Kéke muito massa tmb... hehehehe
Chelly a Sapinha!!! kkkkkkkkkkkkkkk

Xellúh... Amutú!!!!