sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Empresa própria pode ser um bom negócio

Mas é preciso ter em mente que empreender envolve muito mais do que simplesmente abrir uma empresa: é preciso um estudo de mercado, de cálculo de capital, além de cuidados com a parte burocrática.


Luís Eduardo Alencar



Desemprego, formas de contratação alternativas, baixos salários... Esses elementos realmente desanimam profissionais em busca de crescimento. Na contramão das dificuldades, surge uma alternativa que pode ser a tábua de salvação para quem busca o sucesso diariamente: o Empreendedorismo, habilidade de buscar oportunidades no mercado e transformá-las em resultados.A maioria da população entende o empreendedorismo como a montagem de novas empresas. Mas essa habilidade é muito mais que isso.
Consiste em estudar o mercado para, depois, arriscar tempo e capital, com maiores chances de sucesso. Esse estudo de viabilidade é baseado em um comportamento que pode ser desenvolvido, ou em alguns casos, já nasce com o individuo. O comportamento empreendedor é o combustível que move a busca por resultados financeiros e pessoais.E a empresa própria? Onde fica nessa história? Ela é decidida a partir de um Plano de Negócios que comprova sua chance de sucesso.
O processo de abertura de uma empresa, muitas vezes, exige paciência, mas pode ser executado por um profissional contábil que irá cuidar de toda parte burocrática, deixando o novo empreendedor à vontade para tomar decisões estratégicas do negócio.
Dedicação e persistência são elementos vitais do comportamento empreendedor para “agüentar” os primeiros meses de vida da nova empresa, pois as dificuldades encontradas são enormes.Uma alternativa empreendedora vinculada à Economia do Conhecimento são as Consultorias. Profissionais, que “vendem” seu conhecimento no mercado, trabalham em seu home office, possuem um networking amplo e conseguem gerar uma renda, na maioria das vezes, maior que se fossem assalariados.
Independentemente da montagem de uma microempresa comercial, de prestação de serviços ou de consultoria, esse novo empreendedor precisa estar atento a variáveis de mercado como: concorrência, tecnologia, legislação, marketing e inovação. Ser dono do seu próprio negócio é algo fantástico, mas exige responsabilidades e comprometimento redobrado em um mercado altamente competitivo.
CRÉDITOS
Luís Eduardo Alencar é professor da Faculdade Módulo e do Colégio Módulo, consultor na área financeira e instrutor de treinamento corporativo

Nenhum comentário: